ALAIC 2014, em Lima

poster

No período de 6 a 8 de agosto acontece o XII Congresso ALAIC, na Facultad de Ciencias Y Artes de La Comunicacion da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), em Lima, Perú.

Com o apoio da Fapesp, O Prof. Dr. Mauro Laruccia apresentará o trabalho científico “O Discurso da inovação e da sustentabilidade: estratégias discursivas das marcas na mídia impressa”. Este trabalho investiga as estratégias de constituição dos simulacros das marcas e sua contribuição para a mobilização dos conceitos de inovação e sustentabilidade. Apóia-se na Teoria Semiótica Discursiva de A. J. Greimas e seguidores, na Sociossemiótica de E. Landowski e na Análise do Discurso (AD) de linha francesa, nas perspectivas propostas por Maingueneau. O objetivo central desta comunicação é examinar, na estratégia narrativa, na articulação das figuras, temas e nos atos de enunciação, como se estabelece o contrato de fidúcia pelo dizer verdadeiro.  O objeto analisado é um editorial, que trata da inovação e sustentabilidade, publicado na Revista Istoé/Dinheiro de agosto de 2011 e cujo título é “Responsabilidade social e meio ambiente”, tendo como ator principal a marca Natura. Conclui-se que os Destinadores apóiam um ao outro no discurso, fazendo-crer aos destinatários no dizer-verdadeiro de empresas inovadoras, crentes e atuantes na prática da sustentabilidade.

Márcia Féldreman Nunes Gonzaga (ex-orientanda) e a Profa. Dra. Maria Ogécia Drigo apresentam a pesquisa “A publicidade e o câncer de mama com a marca “Avon”: a heterorreferência na  comunicação em foco”. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que, de um lado, focaliza o caráter interdisciplinar da comunicação ao buscar a Teoria dos Sistemas de Niklas Luhmann; de outro, o contexto das marcas e da publicidade. Com os objetivos de compreender o sistema das marcas como autopoiético e verificar como se dá a heterorreferência na comunicação com o tema “Câncer de Mama”, vale-se de análise, na perspectiva da semiótica peirceana, de peças publicitárias da marca “Avon”. Dos resultados, pode-se destacar que a teoria utilizada mostra a possibilidade de ampliação da memória do sistema das marcas, o que contribui para a permanência deste, bem como o consequente fortalecimento da marca “Avon”, no entanto, sem garantia de mudanças das condutas das mulheres em relação à prevenção do câncer de mama. A importância deste artigo está na possibilidade de refletir sobre o alcance de campanhas publicitárias com o tema “Câncer de Mama” em sistemas para os quais o tema não é pertinente.

A Profa. Dra. Míriam Cristina Carlos Silva apresentará o trabalho “O infiltrado: narrativas midiáticas e uma poética antropofágica”. Com este trabalho objetiva-se discutir, a partir da comunicação e da cultura, aspectos da construção da série brasileira O infiltrado, especialmente no que se refere à imagem do narrador, Fred Melo Paiva, como um processo antropofágico de construção de linguagem, caracterizado pela troca cultural e pela ruptura dos cânones do gênero nas mídias. Utiliza-se como base teórica o conceito de antropofagia, de Oswald de Andrade, entendido aqui como poética, ou seja, um modo de operação da linguagem. A discussão se articula, ainda, sob o olhar de pesquisadores das narrativas, entre os quais estão Walter Benjamin e Umberto Eco. Do ponto de vista empírico, a análise de alguns aspectos da série, vista como texto complexo, na concepção de Iuri Lotman, destaca a poética da antropofagia como possibilidade de reconfiguração dos produtos culturais e midiáticos e como um exercício de alteridade

O Prof. Dr. Paulo Celso da Silva e a Profa. Dra. Monica Martinez apresentarão o trabalho “Fenomenologia: o uso do método em comunicação”, no mesmo evento científico.

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s